sábado, 12 de setembro de 2009

Desrama ou poda no Cedro Australiano

O que é desrama?

A poda, que também é designada por derrama, desrama ou derramagem, é a supressão e o corte de galhos ou ramos ao longo do fuste, sendo uma alternativa viável para obtenção de madeira e produtos de alta qualidade, sem ocorrência de nós. É uma operação silvicultural imprescindível, sempre que existir o objetivo de produzir madeira livre de nós para processamento em serrarias e laminadoras.

Desrama ou poda são a mesma coisa?

Sim.

Porque realizar a desrama no Cedro Australiano?

A desrama ou poda no cedro australiano assim como em outras espécies florestais utilizadas para produção de madeira para serraria visa basicamente a melhoria da qualidade da madeira e produtividade da árvore, situações decorrentes dos seguintes fatores:

-Madeira da árvore livre de nós em sua porção adulta (cerne), para fins de desdobro ou laminação; a porção juvenil da madeira (miolo) pode ou não conter nós;

-Fuste (caule) livre de galhos de sua base até a faixa de altura de 4,5 a 7 metros;

-Fuste (caule) retilíneo e livre de defeitos como quebras, lesões, bifurcações ou tortuosidades;

-Fuste cilíndrico;

Quais são as ferramentas necessárias para a desrama ou poda do Cedro Australiano?

Existem diferentes ferramentas para cada idade da floresta de cedro australiano. As ferramentas que apresentam maior rendimento e qualidade na operação, causando menores injúrias à planta são:

-Seis meses: Tesoura de poda;
-1 ano e meio: Tesoura de poda e arco de serra, escada doméstica de alumínio;
-2 anos e meio: Arco de serra, escada doméstica de alumínio, serrote de poda acoplado a um extensor de alimínio (até 5 metro);
-3 anos e meio: serrote de poda acoplado a um extensor (até 5 metro);

Qual a melhor época para a realização da desrama ou poda no cedro australiano?

O melhor período para a realização da desrama ou poda no cedro australiano é o período de estiagem, entre os meses de julho a início de setembro, quando os hormônios vegetais estão em baixa produção na planta. A desrama conduzida neste período não estimula superbrotações nas plantas e minimiza o risco de doenças devido às temperaturas mais baixas do inverno e a ausência de chuvas. Entretanto será necessário um repasse das plantas após a primeira operação, basicamente para sua condução.

Posso danificar uma árvore de cedro australiano realizando desrama ou poda?

Sim. A desrama desnecessária ou intensa pode causar vários problemas nas árvores, que vão desde a diminuição da taxa de crescimento em diâmetro e altura até a ocorrência de doenças ou morte das plantas, principalmente nos dois primeiros anos da cultura. É necessário ter cautela na realização da desrama ou poda.

Posso realizar a desrama ou poda fora do período de estiagem?

Sim. A desrama pode ser efuada após o período de estiagem. Para a desrama de plantas durante o período chuvoso é recomendado a utilização da "pasta bordaleza".

Devo realizar desrama ou poda em todas as plantas de meu plantio?

Depende da idade de seu plantio. O sistema de produção através do "Uso Múltiplo" prevê retirada das plantas problemáticas, selecionando as melhores do plantio. Tais diferenças de qualidade nas plantas, motivadas por fatores genéticos e ambientais normalmente se acentuam a partir do primeiro ano. A fim de reduzir o volume de operações realizados na floresta, o mais indicado é:

-Seis meses: desrama de brotos ladrões e de condução nas plantas que necessitem;
-1 ano e meio: desrama de condução, forma e fuste em todas as plantas;
-2 ano e meio: desrama de forma e fuste nas plantas boas e médias;
-3 ano e meio: desrama de fuste nas plantas boas e médias;

Existem diferenças na condução da desrama ou poda?

Sim. A desrama ou poda deve ocorrer com diferentes intensidades para diferentes finalidades, sendo necessário observar o tamanho da copa da planta, o número de galhos, o tamanho dos galhos, sua posição e sua distribuição na planta. Basicamente a desrama ou poda possui as seguintes variações para suas diferentes finalidades:

-Desrama de condução: remover galhos inteiros ou reduzir o desenvolvimento de galhos pequenos e finos que entrarão ou já estão em competição com o broto principal ou guia. É uma desrama leve, envolvendo a retirada de poucos galhos ou apenas do ponteiro do galho competidor. É mais intensa no primeiro ano, sendo também necessária no segundo ano da floresta.

-Desrama de forma: remover galhos inteiros ou reduzir o desenvolvimento de galhos médio e grandes, que entrem em competição com o broto principal (guia) causando bifurcações ou que devido a sua distribuição ao redor do tronco causem o entortamento da árvore por seu grande peso. É uma desrama de maior intensidade, envolvendo a retirada de galhos maiores ou parte deles. Ocorre no segundo e terceiro ano da condução.

-Desrama de fuste (tronco): remover pequenas brotações anuais que apareçam ao longo do fuste onde a desrama já ocorreu e/ou remover galhos grandes dentro do fuste comercial (tronco). É uma desrama de intensidade variável. Ocorre a partir do segundo ano.

Eu devo remover todos os galhos existentes na planta em que vou realizar a desrama ou poda?

Não. É fundamental remover da planta o "MÍNIMO" de galhos possíveis, principalmente nos dois primeiros anos da floresta. Os galhos são essenciais para o desenvolvimento da planta. Seu crescimento em altura e diâmetro, o vigor e a capacidade de absorver e utilizar as adubações realizadas dependem diretamente da presença de galhos. Só devem ser retirados galhos que estejam em competição com o broto principal, causando grandes bifurcações ou tortuosidades no fuste ou que estejam afetando a qualidade da madeira através da formação de nós.

Quanto eu devo podar na copa de uma árvore de Cedro Australiano?

A desrama ou poda de uma árvore só deve ser realizada se necessário. A faixa de intensidade de desrama ou poda em uma árvore deve variar de ZERO a 1/3 do volume da copa.

Qual é o máximo de galhos que eu posso remover da copa de uma planta de Cedro Australiano?

Depende do tamanho da copa. O volume máximo de galhos que podem ser retirados de uma árvore de cedro australiano devem representar 1/3 de sua copa, o que nem sempre é fácil de visualizar. Isto significa que para cada três galhos de tamanho semelhante pode-se remover um. Deve-se dar preferência para remover galhos que estejam causando problemas na formação do fuste (caule) da planta.