quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Catálogo de produtos feitos com cedro australiano

Os usos da madeira do cedro australiano (Toona ciliata) são fonte de grande interesse para investidores florestais. Num país como o Brasil, onde sempre existiu abundância de madeira com tantas espécies florestais nativas, as espécies exóticas sempre foram alvo de desconfiança. O melhor exemplo disto é o eucalipto, que só recentemente mudou de status e passou a ser visto com outros olhos perante suas potencialidades. Hoje a pressão sobre as espécies nativas acaba por causar a extinção econômica de algumas delas, como é o caso do mogno brasileiro (Swietenia macrophylla).
Na Austrália não foi diferente: o intenso desmatamento na costa leste do país visou a derrubada e o uso de espécies de valor econômico, estando o cedro australiano entre as principais. O destino dado à madeira do cedro foi nobre: móveis, forros, embarcações, intrumentos musicais eram preferencialmente construídos com sua madeira, também largamente exportada para a Europa. A exemplo do pau-brasil (Caesalpinia echinata) e do mogno brasileiro, a extinção econômica também foi rápida no continente australiano: em aproximadamente 100 anos de exploração praticamente não sobraram exemplares viáveis na natureza para exploração do cedro na costa leste australiana. Hoje em dia o que resta é o saudosismo dos que conheceram a madeira e alienação de grande parte dos australianos, que nunca viram uma árvore ou sequer conhecem a espécie. Como por aqui: quantos nunca viram uma árvore de Pau-Brasil?

O catálogo de produtos feitos com cedro australiano foi desenvolvido para mostrar as diferentes formas de utilização da madeira, que o brasileiro desconhece, e que já estão bastante difundidas na Austrália e Europa. Seu principal objetivo é mostrar o desequilíbrio entre nossa falta de conhecimento e dúvidas frente à utilização da madeira que temos disponível, e a destinação dada à ela no exterior por quem trabalha e acredita em suas potencialidades. O catálogo pode ser visto sob a forma de Ebook (disponível para download) no link: