O estudo da madeira do Cedro Australiano é fundamental para determinar seus possíveis usos, como a madeira será trabalhada nas serrarias e marcenarias, além da determinação do valor de mercado desta. O estudo das propriedades tecnológicas da madeira do cedro australiano também é fundamental em seu melhoramento genético, pois as características da madeira variam de indivíduo para indivíduo dentro de um plantio, permitindo selecionar dentro do programa de melhoramento quais indivíduos são mais adequados para a seleção de materiais genéticos superiores.
No ano de 2009, três projetos importantes contemplam o estudo da madeira do Cedro Australiano. Estes estudos visam produzir o conhecimento necessário para suprir a carência imediata de informações fundamentais e funcionar com uma base para que novos estudos sejam realizados.
Caminhão carregado com toras de Cedro Australiano (foto por José Reinaldo Moreira da Silva)
Para a realização destes estudos, foram adquiridas no Espirito Santo no município de Venda Nova do Imigrante, 16 árvores de Cedro Australiano com a idade de 18 anos. Na ocasião do plantio destas árvores não foi realizada qualquer adubação, sendo plantadas sem alinhamento regular. Também não foi realizado qualquer manejo de poda ou desbate de árvores no plantio. A justificativa para estas condições é o fato de não existir conhecimento necessário na época para produção de madeira para serraria. O processamento e estudo desta madeira, representa o primeiro esforço no Brasil de caracterizá-la, sob a ótica científica, tecnológica e econômica. Vale a pena ressaltar que os resultados obtidos funcionarão como um piso do que pode ser alcançado, com nutrição, técnicas de plantio, manejo florestal adequados e a perpectiva dos ganhos de características desejáveis como a densidade, volume e resistência à pragas e doenças obtidos com o melhoramento genético.
Desdobro de uma tora de Cedro Australiano em serra de fita. (foto por Eduardo Stehling)
A partir da próxima semana, resumos destes projetos com as ações realizadas até o momento serão disponibilizados no blog. Os resultados ainda levarão algum tempo, pois os projetos ainda se encontram em fase de execução.
3 comentários:
não há como seguir seu blog?
Gostaria de saber os resultados. SAG. 25/09/2009
Prezado(a) SAG,
Os resultados referentes ao estudos com a madeira de cedro australiano estarão disponíveis sob a forma de dissertações de mestrado na biblioteca da UFLA, em Lavras, assim como nas bibliotecas de universidades conveniadas, que receberão cópias dos exemplares tão logo os mestrados dos alunos sejam defendidos, os trabalhos corrigidos e protocolados pela Universidade. O prazo máximo para que isto ocorra é março de 2010. É possível que até lá, alguns dos trabalhos já estejam prontos e disponíveis. Estes e outros trabalhos existentes sobre o cedro australiano, poderão ser solicitados via COMUT ou obtidos diretamente na biblioteca da UFLA. Provavelmente os autores colocarão seus trabalhos também na internet em sites especializados, sob o formato PDF's ou em revistas especializadas, através de artigos científicos. Assim como você nós também estamos ansiosos pelos resultados. Existe uma grande bibliografia sob cedro australiano disponível na literatura. Basta dar uma procurada. Em nossa sessão de bibliografia existem citações de alguns trabalhos existentes.
Postar um comentário