terça-feira, 5 de maio de 2009

Dúvidas mais comuns sobre os plantios:

1) Quais são os pré-requisitos básicos para a implantação do cedro australiano?

A cultura do cedro australiano é exigente quanto a condições de solo, clima e precipitação. É recomendado que sejam escolhidos solos argilosos, profundos, sem pcom boa fertilidade em área bem drenadas. É necessária precipitação bem distribuida e superior a 1300mm de chuva por ano. O cedro australiano é sensível a geadas leves especialmente no primeiro ano de desenvolvimento.

2) Em quais áreas eu não devo plantar o cedro australiano?

O cedro australiano não deve ser implantado em áreas com restrições legais como entornos de rios e nascentes, áreas de preservação permanente, reserva legal, topos de morro, áreas com inclinação maior do que 45º, etc.
O cedro australiano não deve ser implantado em terrenos arenosos; com cascalho (cambisolos); de baixa fertilidade; solos rasos e/ou mal drenados.
O cedro australiano também não deve ser plantado em regiões com precipitação inferior a 1300 mm de chuva por ano e com ocorrência sazonal de geadas ou chuvas de granizo.

3) Quais são os melhores meses para a implantação do cedro australiano?

A implantação do cedro australiano deve ser feita preferencialmente a partir da 2ª quinzena de outubro e a 2ª quinzena de janeiro. É interessante plantar dentro deste período pois o potencial hídrico do solo já está próximo de ser restabelecido e é possível a realização de todos os tratos culturais necessários, sem obrigatoriedade de se realizar irrigações para garantir o pegamento. É importante estar atento à possibilidade de estiagem dentro do período, sendo importante se preparar para uma eventual irrigação.

4) Quais são as principais pragas do cedro australiano?

No plantio, o maior cuidado deve ser tomado com formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns) e grilos. Durante a estação seca e fria, ocorrem ataques esporádicos de cochonilha.

Foram observados em pontos isolados de MG, ataques de cigarra do cafeeiro e ácaros.

5) Como proceder na hora do corte da floresta, é preciso registrar o plantio?

O cedro australiano é uma planta exótica (não é nativa do Brasil), por isso, o procedimento de corte é idêntico ao de uma floresta de eucaliptos ou pinus. Ao adquirir as mudas, o cliente recebe uma nota fiscal com o nome científico da espécie (Toona ciliata), e com isso confirma a origem das plantas. Em Minas Gerais não é necessário registrar o plantio.

Para cortar a floresta de cedro australiano em MG, o produtor deve ir ao Instituto Estadual de Florestas – IEF, que é o órgão competente no estado (cada estado tem seu órgão próprio, e em alguns casos esse órgão é o próprio IBAMA). Preencher em 2 vias o documento FCEI (Formulário de Caracterização do Empreendimento Integrado), anexar escritura atualizada do imóvel e os seguintes documentos do proprietário: comprovante de endereço, CPF, RG e PR (Cartão de Produtor Rural).

Com isso o produtor irá preencher um requerimento padrão de corte – DCC (Declaração de Corte e Colheita). Com todos esses documentos o IEF monta um processo de corte e em cerca de 1 semana entrega ao produtor um protocolo do processo.

Com esse protocolo o produtor pode iniciar o corte das árvores. O IEF então fará uma vistoria na área de plantio e emitirá a taxa florestal (R$ 0,50/m3). O produtor leva ao IEF o comprovante do pagamento da taxa florestal e recebe o DCC definitivo e os selos para transporte da madeira.

6) É interessante consorciar o cedro com outras culturas?

Sim. O cedro tem a copa bem menor que a do eucalipto, por isso permite insolação no terreno ao longo de toda a condução da floresta. O consórcio com pastagem (silvipastoril) é possível na floresta com espaçamento convencional de 3 x 2 m, a partir do segundo ano da cultura. Para consórcios agrícolas (café, grãos) deve-se utilizar espaçamento mais largo (6 x 2 m).

7) É necessária a irrigação da cultura?

Em regiões com mais de 1200 mm de chuva por ano, não é necessário irrigar um plantio de cedro mas estudos indicam que a produtividade pode até duplicar, o que torna a irrigação uma opção economicamente viável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em solo com PH já já corrigido com calcário, qual adubo pode ser usado para o plantio do cedro australiano e em qual quantidade por cova ?